PE de Jurupará
SP

estatísticas da área

Espécies registradas::
131
Espécies com foto:
123
Espécies com som:
19
Total de registros:
329
Total de fotos:
306
Total de sons:
23

primeiros registros fotográficos

bentevizinho-de-penacho-vermelho Novo!
Victor Pássaro
tororó Novo!
Victor Pássaro
catirumbava
Ronaldo G. Lebowski
limpa-folha-coroado
Paulo Serafim

primeiros registros sonoros

caburé-miudinho
Mauricio Merzvinskas
macuco
Mauricio Merzvinskas
inhambuguaçu
Mauricio Merzvinskas
flautim
Mauricio Merzvinskas
coruja-listrada
Mauricio Merzvinskas
Áreas de Observação

Parque Estadual de Jurupará

Situado na Região de Sorocaba, sudeste do Estado de São Paulo, o Parque Estadual de Jurupará (PEJU) foi criado “com a finalidade de proteger e conservar todo o complexo ecológico ali existente, desde espécies vegetais, animais, cursos d’águas e demais elementos do patrimônio natural e cultural da região” (Artigo 1º do Decreto Estadual nº 35.703, de 22 de setembro de 1992.

Trata-se de unidade de conservação de proteção integral que possui área de 26.250,47 hectares, distribuídos pelos municípios de Ibiúna (24.799,22 hectares) e Piedade (1.450,51 hectares), os quais, por sua vez, fazem divisas com os municípios de Miracatu, Juquitiba e Tapiraí, já na região do Vale do Ribeira.

Segundo o Plano de Manejo da U.C, ‴O PE do Jurupará encontra-se estrategicamente localizado entre o Contínuo Ecológico de Paranapiacaba, o Parque Estadual da Serra do Mar, a APA Itupararanga e a Reserva Estadual do Morro Grande, apresentando função conectora e contribuindo com um extenso corredor voltado à manutenção da Mata Atlântica do Estado de São Paulo, apesar de parte dos remanescentes florestais apresentar-se em estágio secundário de conservação. Sua localização também contribui para proteção da bacia hidrográfica do Alto Juquiá, abrangendo uma densa rede hídrica composta por formadores do rio Juquiá, rio Juquiá-Guaçu e rio do Peixe. Não por menos o PEJU reúne em seu perímetro, quatro usinas hidrelétricas, sendo nítidos os serviços ambientais prestados, de manutenção da qualidade e quantidade de água.

Um aspecto marcante no cenário do Parque Estadual do Jurupará são as represas e usinas hidrelétricas da CBA, presentes nos limites do Parque. Ao todo, são quatro usinas hidrelétricas no perímetro da UC construídas nas décadas de 40, 50 e 60, o que confere ao PEJU a particularidade de manter a maioria de seus limites, constituída por represas, rios e córregos, de tal forma que aproximadamente 70% das divisas são formadas por cursos d’água naturais e corpos d’água artificiais, e apenas 30% por linhas de divisas secas. A CBA mantém ainda uma linha de transmissão (LT Fumaça-França) que atravessa o PEJU.

História

Como foi formada, eventos relevantes…

Infra-estrutura

Alojamentos, áreas de camping, opções para alimentação…

Últimos registros fotográficos

Últimos registros sonoros

Referências